clique aqui e receba as atualizações do blog em seu email


PARA EMPRESAS AS PALAVRAS MUSICADAS AS OUTRAS PALAVRAS CONTATO HOME


Anuncie no Blog do Alex Pinheiro. Clique aqui!

As páginas mais visitadas aqui:

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Se sua empresa usa WhatsApp no atendimento ao cliente, então você precisa entrar na onda

Considerando todas as outras tecnologias disponíveis, o WhatsApp é uma ferramenta simples, porém seu poder está no engajamento. Ou seja, exatamente por ser objetiva e de fácil operação, ela é muito popular. Sua empresa sabe usar?

Há algum tempo vejo as empresas colocarem em sua estrutura de atendimento o WhatsApp. Em alguns casos o que vi foi o próprio colaborador/funcionário convencendo o empresário de que a ferramenta era popular e deveria ser usada para falar com os clientes.
Infelizmente isso se dá com frequência. Mas não é motivo para pânico. Empreender é estar atento à muitas coisas ao mesmo tempo, e fica impossível acompanhar todas as novidades. Neste caso vale o investimento, para as empresas com um capital equilibrado, em um cool hunter, por exemplo.

Mas também é possível, para o caso de um investimento menor, estar mais próximo das novidades tecnológicas contratando um estagiário jovem, o qual você dá liberdade de criação e apenas o instiga com desafios, não empilhando tarefas para fazer "valer seu investimento".

Esta semana voltou à tona uma imagem que já circulou no WhatsApp há mais de 2 anos; a imagem das unhas e da boca que muda de cor. "Mas por que isso me interessa como empresa séria que sou? Isso aí é 'falta do que fazer'". SERÁ?!

COMO FUNCIONA ESSA IMAGEM NO WHATSAPP QUE MUDA DE COR?

Quando a pessoa receba a imagem, os lábios e unhas estão vermelhos
Quando faz o download, a imagem muda para rosa
Se tocar na imagem para expandir, vira vinho
E se encaminhar, terá esse tom de verde

Bom, o motivo dessa mudança de cor não é uma "mágica", como propõe a mensagem que as acompanha quando você está lá com a boca aberta. Ocorre que a imagem foi salva no formato PNG, e contém transparência na boca e nas unhas.

A sigla "PNG" significa "Portable Network Graphics"; são arquivos capazes de suportar o "canal alfa", que é uma quarta variação e definição de cor, enquanto que usualmente as imagens tem 3 variações: RGB, que significa Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul).
Esse canal alfa determina a transparência dos pixels e, por isso, é possível salvar imagens em PNG com porções transparentes e não opacas como ocorreria em JPG comum, por exemplo.
Então, a imagem se vale da cor de fundo usada pelo app em diversas situações. Por exemplo: na janela de conversa do WhatsApp, a cor de fundo é branca, por isso a imagem fica com os lábios e unhas na cor rosa. 

Quando você abre a imagem, ela está na galeria do aplicativo, que tem o fundo preto e faz os lábios e unhas ganharem um tom mais forte; vinho. O mesmo acontece quando recebe a imagem e também quando encaminha, o que provoca novas mudanças de cor.

OK, ALEX, É REALMENTE INCRÍVEL. MAS O QUE MINHA EMPRESA PODE GANHAR COM ISSO?


Daí é que vem o desafio de empreender mais investindo em pessoas. O capital humano é o ativo mais importante nas empresas do futuro, afinal de contas esse é um caso claro de "Saber como se faz, mas não saber como aplicar".

Pois aí entra o elemento chave: CRIATIVIDADE!
Afinal de contas, você usa o WhatsApp para conversar com seus clientes, então precisa saber #ComoFaz e entrar na onda. Criar estratégias. Criar oportunidades. Usar a ferramenta.
Ontem o Burger King estreou um filme no intervalo do debate com candidatos à presidência, na RECORDTV. Segundos após o filme terminar a internet "quebrou" de gente elogiando a marca e, tenho certeza que à todos os envolvidos, o investimento valeu cada centavo. Mas esse é outro assunto...

 
Google Analytics Alternative